Sobre nós

O Projeto
Fruta Fina Orgânica

O Projeto Fruta Fina Orgânica teve início em 2010, na região da serra catarinense, especificamente no município de Urubici. Aos poucos, as condições ambientais perfeitas da região e o trabalho cuidadoso nos pomares, fizeram a produção das frutas vermelhas orgânicas prosperarem. Desta forma, as frutas que antes eram vendidas in natura, passaram a ser comercializadas congeladas, para que pudessem chegar ainda mais longe.

A origem do nome Fruta Fina

As pequenas frutas como são chamadas no Brasil, ou berries nos países de língua inglesa, são assim chamadas de fruta fina nos países de língua espanhola, uma alusão ao manejo sensível e delicado feito geralmente pelas mãos humanas.

Renda para a comunidade local

Surgiu, então, a ideia de estabelecer parcerias com famílias locais, que, após um longo processo de reeducação e conversa sobre produção orgânica, migraram da produção convencional para este tipo de cultivo. Atualmente, são dezenas de pequenos produtores que formam a base de todo o projeto. 

Na foto ao lado, apresentamos a primeira família associada ao projeto. A produção já envolve três gerações desta família, que trabalha em seus pomares com dedicação desde o primeiro pé de fruta vermelha plantado por aqui.

Respeito pela terra

Nós acreditamos na ideia de que o orgânico vai muito além do alimento sem agrotóxico, envolvendo também o cuidado integral com a natureza, as interações humanas baseada no respeito e uma cadeia justa de produção.

Nos orgulhamos em dizer que o Projeto Fruta Fina Orgânica tem como pilares a agricultura familiar, a disseminação do manejo orgânico, a propagação do conhecimento sobre agroecologia e ainda garante renda para a comunidade e alimentos sadios e nutritivos para todo Brasil.

Amabili-tomate-comlogo (1)

Nossos valores

Agricultura Familiar
Manejo
Orgânico
Conhecimento sobre Agroecologia
Renda para a comunidade
Alimentos
sadios

Manual e humanizado

Todo o processo, desde o plantio até a colheita, da classificação e higienização até o embalo, é feito pelas mãos dos produtores e colaboradores da agroindustria. Um trabalho totalmente manual e humanizado.

Produtos artesanais de qualidade

Além disso, transformamos parte dos nossos pomares em produtos artesanais de alta qualidade. Na cozinha da nossa agroindústria são preparadas geleias de frutas vermelhas com e sem açúcar, ketchups frutados, molhos, pestos, caponatas e conservas, que podem ser encontrados na nossa loja on-line e em diversos pontos de venda espalhados pelo país.

Alguns de nossos apiários ficam próximos aos nossos pomares e

durante a época de floração recebem milhões de abelhas e 

assim a mágica acontece: levam dezenas de quilos de néctar e ao mesmo tempo polinizam os pomares, aumentando a produção. O manejo racional e orgânico garante o equilíbrio e uma vida saudável 

a estes insetos tão importantes para o meio ambiente.

Além da produção das frutas vermelhas também nos dedicamos à apicultura. Estamos numa região de grande sanidade ambiental, com florações diversas e abundantes. Daqui são extraídas as melhores variedades de mel do mundo, entre elas o mel de bracatinga, ou o mel de  melato como é também chamado. 

Todos os produtos, das frutas vermelhas congeladas às geleias, carregam um pouco do nosso propósito e da nossa vontade de transformar a sociedade em um lugar mais equilibrado, natural e sustentável.

Uma cadeia justa de produção

Contato com famílias de produtores locais

Encontros periódicos com as famílias para conversar sobre produção orgânica e visitação frequente em seus pomares, dando apoio em todo o processo.

Entrega de mudas, plantio, manutenção e colheita das frutas, em uma cadeia de produção sustentável.

O Projeto Fruta Fina garante a compra de toda a produção com preços pré-fixados, o que gera renda para a comunidade local.

Depois de colhidas, as frutas vão para a agroindústria, onde são higienizadas, congeladas e embaladas.

Parte da produção se transforma em novos produtos, como geléias e ketchup, tudo produzido na agroindústria.

As frutas congeladas são enviadas para todo Brasil.

Os demais produtos são vendidos na loja on-line e na loja física do Projeto em Urubici.

Todos os anos esta cadeia se repete e aumenta com a chegada de novos produtores locais, que passam pelo mesmo processo de educação e conversas para estarem alinhados com os propósitos do Projeto Fruta Fina Orgânica. Assim, todo mundo se desenvolve e cresce junto!

Seja você quem for, onde quer que esteja o seu interesse, seja qual for o seu amor,
acorde todas as manhãs e faça alguma coisa, atue, assuma o belo desafio de lutar
por uma sociedade mais humana e em equilíbrio com o mundo natural.

Kristine McDivit Tompkins

Entre em contato

Shopping Cart
Rolar para cima